terça-feira, 10 de maio de 2011

Defesa Civil Estadual, Bombeiros e Polícia Militar iniciam campanha "SOS Ipanguaçu"

 
Desde a última sexta feira, dia 6, a Polícia Militar do RN deu início a Campanha SOS Ipanguaçu e está recebendo, em todas as suas unidades, donativos para os desabrigados e desalojados daquele município. Atendendo a uma solicitação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a Secretaria Nacional de Defesa Civil está enviando mil cestas básicas para auxiliar as vítimas das chuvas no RN. A doação chega ao Estado, na próxima quarta feira, 11, e será recebida pelo Tenente Coronel Josenildo Acioli na cidade de Maracanaú/CONAB, onde será transportada para Ipanguaçu.

A Defesa Civil Estadual também deu início a uma campanha de arrecadação de colchões para os desalojados e desabrigados do município. Segundo o prefeito de Ipanguaçu, as vítimas das chuvas do município necessitam de duzentos colchões que foram destruídos pelas águas. O nível das águas nas áreas urbanas e nas margens do rio Pataxó continua afetando a população do município de Ipanguaçu, no interior do Rio Grande do Norte. Cerca de 160 famílias, totalizando 578 pessoas, estão desalojadas ou desabrigadas e 300 famílias ainda estão vivendo em áreas de risco e podem ser prejudicadas nos próximos dias se a situação continuar a evoluir.

Os alagamentos da região estão deixando vias inundadas e as comunidades isoladas, dificultando o acesso dos moradores que desejam se deslocar das áreas de risco para os abrigos cedidos pela Prefeitura Municipal. O Corpo de Bombeiros está auxiliando no transporte destes moradores através de embarcações do CBMRN.

De acordo com a Assessoria Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Glória Josefa, são mais de 4000(quatro mil) alunos sem aula. Toda rede de ensino (municipal e estadual) encontra-se sem funcionar em Ipanguaçu. As localidades mais afetadas de Ipanguaçu são: Na área urbana (Bairro Maria Romana, Bairro Ubarana, Bairro Manoel Bonifácio e Bairro Frei Damião), nas áreas de ilhas (Picada, Itu, Porto, Cruzeiro, Lago de pedra, Cuó, Salinas, Deus nos guie, São Miguel, Barra, Pau do jucá (inundado), Japiaçu e Sacramentinha).

Outras áreas de risco são: Língua de vaca, Capivara, Nova Descoberta, Agrovila Tabuleiro alto e Agrovila Olho d´água.
Fonte: http://www.blogdoeduardodantas.com/

BEBÊ NASCE COM DUAS CABEÇAS

       
            Sichuan (China) - Na pequena província de Sichuan, na China, uma jovem de nome Bao Qiaoying, de 25 anos, deu à luz uma menina com duas cabeças. O caso é inédito na China e os médicos afirmam que as cabeças não podem ser separadas.
Bao vivia na província de Guangdong como uma trabalhadora imigrante quando engravidou e resolveu retornar à sua cidade e seu marido, Liao Guojun, para se cuidar. Seus primeiros exames não apontaram para nenhum anormalidade em relação ao bebê.
O terceiro exame apontou a anormalidade e os médicos disseram: "O bebê tem duas cabeças e um corpo". Após os resultados, o casal resolveu realizar um aborto, mas Bao entrou em trabalho de parto pouco antes de chegar à clínica para o procedimento. "É muito perigoso fazer um aborto quando a mãe está em trabalho de parto", disse o médico.
Após o nascimento da menina, novos testes mostraram que a bebê tem duas espinhas e um coração e meio, enquanto os outros órgãos são compartilhados. Os médicos disseram ser impossível separar as cabeças: "elas terão que viver juntas".

Delegado diz que Caraúbas vivencia síndrome do pânico



Caraúbas - O delegado Getúlio Medeiros, de Patu, que responde pela delegacia de Caraúbas e outros nove municípios da região, mostrou-se preocupado com o quadro de medo no município de Caraúbas, principalmente entre as crianças e adolescentes. As informações foram passadas pelo delegado à comunidade sábado, 7, quando foi lançada a Campanha de Enfrentamento a Violência Sexual, pelo prefeito Ademar Ferreira e vice Alcivan Viana.
Getúlio Medeiros contou que, ao se dirigir para participar da solenidade de lançamento da campanha na Escola Municipal Josué de Oliveira, parou o carro para solicitar informações da localização do educandário e uma senhora e duas jovens, supostamente filhas, saíram correndo de perto do carro. "No mínimo pensando que eu fosse um suposto estuprador ou coisa parecida", contou o delegado às autoridades e famílias presentes.
O desespero das pessoas em Caraúbas já ocorre há algumas semanas, quando suspeitos teriam estuprado uma menina de 13 anos e a deixado hospitalizada. Outras pessoas narram na cidade que também foram abordadas, mas conseguiram escapar do estuprador. Getúlio Medeiros disse que os casos estão sendo investigados e espera solucionar estes crimes contra adolescentes o mais rápido possível, justificando que o cenário na cidade é de medo.
O delegado destaca que é preciso apoio popular para dar continuidade às investigações. "Vamos todos nos unir e trabalhar em cima da erradicação dessa Síndrome do Pânico com relação ao crime contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes", conclamou Getúlio Medeiros. 
 
Fonte: http://www.defato.com/popular.php

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oito pessoas morrem em acidentes nas rodovias do RN no fim de semana

 
A Polícia Rodoviária Federal registrou oito mortes nas estradas do Rio Grande do Norte durante o fim de semana. Os acidentes aconteceram desde a sexta-feira(6) até o domingo(8), feriado do Dia das Mães. De acordo com o boletim, o primeiro caso com vítima fatal ocorreu no município de Ceará – Mirim, no KM 137 da BR 406, quando por volta das 4h14, uma motocicleta CG 125 de placa NNS-7062, conduzida por George Aureliano Pacheco, 24 anos, atropelou um animal , colisão resultante na morte do jovem após o impacto.

No sábado (7), uma colisão transversal entre um caminhão MB 1718 de placa JHX – 0913 – DF e uma motoneta Traxx, às 17h40, no KM 67,4 da BR – 304, resultou na morte de Francisco Zumba da Silva, 58 anos, condutor do veículo de duas rodas, no município de Mossoró. No mesmo horário e BR, no município de Angicos, no KM 152,7, uma bicicleta guiada por Waldeci Batista Palhares, 49 anos, colidiu com uma Honda Civic de placa MYT – 0701(RN), acidente resultante na morte do ciclista.

Já no domingo (8), por volta das 7h30, uma colisão frontal entre um Fiat Uno, placa MZL 8366(RN) e um caminhão Volvo de placa KNG 4902(ES), no município de Fernando Pedrosa, no Km 161 da BR 304, resultou na morte de Odílio Denys da Costa Júnior, condutor do carro.

Por volta das 11h30, no KM 96 da BR 101, situada na capital potiguar, um veículo Strada de placas NNQ – 2462(RN) atropelou um pedestre identificado como Manoel Luiz de França, 80 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Na BR – 226, no KM 51, uma motocicleta HD CG 150 Titan de placa NNM-0448(RN), conduzida por David Antônio Alves, menor de idade, sob a companhia de Evanoel Ferreira Alves, 30 anos, invadiu a faixa no município de Eloi de Souza e colidiu de frente com um Ford Del Rey, placa MXR – 7174(RN), acidente que resultou na morte das duas vítimas.

Por fim, novamente na capital potiguar, uma motocicleta Kazinski LS 125 NNQ-3605(RN) colidiu com objeto fixo Km 84,6 da BR 101, e o condutor identificado como Raimundo Janúncio da Silva, 52 anos, morreu de forma instantânea.
 
Via: eduardo Dantas

DE CADA 50 MIL HOMICÍDIOS, SÓ 8% SÃO ESCLARECIDOS

FICHA INFORMATIVA - Reproduzido de: Consultor Jurídico - Autor: Cássio Bruno, para o Jornal O Globo - Publicação: 09/05/2011 - 10:49 - Imagem: Montagem sobre imagens retiradas do Google Image

Leia a Matéria Completa no Site de Origem: Clique Aqui

De 50 mil homicídios ocorridos no país por ano, apenas quatro mil (8%) têm o autor descoberto e preso. A estimativa é de Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador da pesquisa Mapas da Violência 2011, divulgada pelo Ministério da Justiça. São pelo menos cem mil assassinatos sem solução no Brasil até 2007 — e muitos já prescritos dentro do prazo de 20 anos previsto pelo Código Penal Brasileiro —, segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A reportagem é do jornalista Cássio Bruno, do jornal O Globo.

Especialistas ouvidos pelo jornal, na última semana, apontam uma série de fatores que prejudicam o esclarecimento dos homicídios: o sucateamento das delegacias; a falta de infraestrutura das polícias técnicas nos estados para obtenção de provas; o déficit do número de investigadores; e a burocracia, além da não integração entre delegados, promotores e a Justiça no andamento dos inquéritos.

“O Brasil não tem uma estrutura de segurança pública formada. Não há um sistema nacional integrado para o tema. Há uma resistência grande em abrir a caixa-preta da criminalidade no país. Tem estado, como Alagoas, cujo índice de solução de homicídios não chega a 2%”, afirma Waiselfisz.

Para agilizar as investigações, o CNMP criou, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério da Justiça e os governos estaduais, a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), chamada de Meta 2. O objetivo é tentar concluir inquéritos abertos até dezembro de 2007.

Na sexta-feira, já eram 95.272 casos de crimes sem conclusão no país. Mas o número passará dos cem mil, já que 16 estados vão apresentar relatórios com a estatística atualizada.

A missão de cumprir a Meta 2, porém, será difícil. O prazo dado às polícias para encerrar os casos nos estados com mais de quatro mil inquéritos em andamento terminaria em julho, mas já foi prorrogado para o fim de dezembro por causa da demanda.