sábado, 11 de dezembro de 2010

Nordeste apresenta os maiores índices de crescimento de violência no Brasil

Dados oficiais do Governo Federal apontam que o Brasil ocupa a quarta posição do ranking, entre os 84 países mais violentos do mundo, com uma taxa total de 27 homicídios em 100 mil habitantes. Só perde para a Colômbia, Rússia e Venezuela. Os números brasileiros são ainda 30 ou 40 vezes superiores ao de países como Inglaterra, França, Alemanha, Áustria, Japão ou Egito. Internamente, a Região Nordeste é a que mais apresenta crescimento na violência.  O crescimento da violência no Brasil está associado ao grande número de fatores de risco, como: desigualdade social e econômica, alta proporção de cidadãos pobres e a grande disponibilidade de armas.
Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os Estados mais violentos do Brasil, com taxa em torno de 50 homicídios a cada 100 mil habitantes, índice comparável a países africanos, Venezuela e Colômbia.
Estados como o Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são considerados os mais seguros, com taxas em torno de 11 ou 12 homicídios a cada 100 mil habitantes. Os números fazem parte do estudo divulgado este ano pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sistema prisional do RN abre 700 vagas até o fim do ano

Pavilhão em Alcaçuz passa por retoques para ser inaugurado.
O sistema prisional do Rio Grande do Norte vai terminar o ano de 2010 com mais 700 vagas. A maioria dessas vagas vem de Alcaçuz. Lá, um novo complexo prisional está sendo concluído e será inaugurado até o dia 20 deste mês. As obras das celas estão prontas e a Coordenação Penitenciária aguarda apenas a conclusão do serviço de drenagem.

"DERRUBA" a pec 300 pra nós

PEC 300 não causará impacto financeiro ao País, diz deputado

Fonte: Agência Congresso
BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO - O deputado federal Capitão Assumção (PSB/ES) vê como uma informação plantada pelo governo em VEJA a afirmação de que a aprovação da PEC 300 causará impactos no Orçamento da União.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Denarc deflagra operação e prende universitários por tráfico



Foto: Artur Dantas
Operação resultou na prisão de oitos pessoas, todas de classe média alta.
Na madrugada desta quinta-feira (9), a Delegacia de Narcóticos (Denarc) deflagrou a operação “Boy Noel”, que resultou na prisão de oitos pessoas, todas de classe média alta, envolvidas com tráfico de drogas.

Entre detidos pela polícia estão três universitários que recebiam a droga do centro-sul do Brasil e transportavam para países da Europa como Suécia e Holanda. As informações foram repassadas em uma coletiva de imprensa realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Com o grupo a Polícia Civil apreendeu 4,2 quilos de cocaína pura, 804 micro-pontos de LSD, 65 comprimidos de ecstasy, 300 gramas de maconha. O valor das drogas está estimado em R$ 420 mil.

Sistema Carcerário do RN terá duas ambulâncias semi UTI completas

Dentro de poucos dias o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte terá à disposição duas ambulâncias completas de tratamento semi-intensivo. As unidades são idênticas às que são utilizadas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e foram conseguidas mediante convênio com o Departamento Nacional Penitenciário (Depen). Recentemente o Governo do Estado elaborou o Plano Estadual de Saúde do Sistema Carcerário que foi homologado pelo Ministério da Saúde e dentro das diretrizes estava o pleito pelas ambulâncias.

"Atualmente nós só contamos com uma ambulância comum que fica à serviço do Hospital de Custódia e Tratamento na zona norte de Natal. Com a chegada de mais essas duas, poderemos oferecer um atendimento mais qualificado e ágil aos nossos apenados que por ventura passem por qualquer problema de saúde", destacou o governador Iberê Ferreira de Souza.

Ainda dentro do Plano Estadual de Saúde do Sistema Penitenciário está prevista a ampliação do próprio Hospital de Custódia de Tratamento de Natal. Hoje a unidade conta com 52 vagas exclusivas para homens e com a reforma terá 108 vagas no Total. Destas 56 a mais, 40 estarão disponíveis em um pavilhão feminino isolado que será construído e toda a estrutura vai atender às normas de acessibilidade. A obra vai custar R$ 1,1 milhão e os recursos já estão sendo empenhados pelo Ministério da Justiça.

Segurança pública